Apologia às drogas ou Apologia das drogas?

Quais frases estão corretas?

  • Foi detido por fazer apologia às drogas.
  • Foi detido por fazer apologia ao crime.
  • Foi detido por fazer apologia das drogas.
  • Foi detido por fazer apologia do crime.

Frases corretas:

  • Foi detido por fazer apologia das drogas.
  • Foi detido por fazer apologia do crime.

Na língua culta, o substantivo apologia rege a preposição de.

Fontes: Dicionário Houaiss; Dicionário de regência nominal, de Celso Luft, e Dicionário de dificuldades da língua portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla.

Leiam o que diz Cegalla em seu Dicionário de dificuldades da língua portuguesa:

Apologia-Cegalla

A regência de “apologia”

Por Laércio Lutibergue

Leia com atenção, leitor amigo, a seguinte frase: “Jovem detido por apologia ao crime”. Vê algo de anormal nela? Se disse que não, você está entre os que acham que fazemos apologia “a” alguma coisa. No entanto, a regência culta de “apologia” é outra.

Segundo dicionários como Houaiss e o de regência nominal de Celso Luft, fazemos apologia “de” alguma coisa, ou seja, o substantivo “apologia” rege a preposição “de”.

Essa regência é corroborada pelo Código Penal Brasileiro, que no artigo 287 diz que é crime “fazer apologia ‘de’ fato criminoso ou ‘de’ autor de crime”.

E por autores como Eça de Queirós, que, em Cartas familiares e bilhetes de Paris, informa que “Madame Sara Bernhardt publicou recentemente no Figaro uma concisa apologia ‘da’ sua vida e ‘do’ seu gênio”.

A regência com a preposição “de” tem, afora esses motivos, um que precede todos os outros: “apologia” vem do grego “apología”, “defesa, justificação”. Entendeu aonde queremos chegar, leitor? Apologia é defesa e fazemos defesa “de” algo.

Com tantos motivos para ser “apologia de”, o que explica “apologia a”? A contaminação pelo substantivo “elogio”, que tem a regência “elogio a”. Esse tipo de contaminação é comum na língua, como demonstram os verbos “extorquir” e “sobressair”.

Mas este assunto, por falta de espaço, ficará para uma próxima coluna.

Publicado na coluna “Com todas as letras”, Jornal do Commercio do Recife, em 9/6/2010.

Curta a página do blog Português sem Mistério no Facebook e siga-o no Twitter.

Revisão de Textos - Betty Vibranovski

6 comentários sobre “Apologia às drogas ou Apologia das drogas?

  1. Extorquir – sofre a influência dos sinônimos coagir, ameaçar, constranger e forçar
    Sobressair – sofre a influência dos sinônimos destacar, salientar, mostrar, notabilizar, evidenciar, distinguir e extremar, que são pronominais

    Curtir

    • O mesmo ocorre com o verbo influenciar (transitivo direto), que sofre a influência de influir, que é transitivo indireto, que exige a preposição em, corroborar (idem), que sofre a influência de concordar, que é transitivo indireto, que exige a preposição com e vencer (idem), que sofre a influência de ganhar, que é transitivo indireto, que exige a preposição de

      Curtir

Deixe um comentário