Água de côco ou Água de coco?

Água de coco

Qual é a grafia correta?
Água de côco ou água de coco?

Resposta: água de coco.

As palavras paroxítonas terminadas em “o” não são acentuadas: novo, ovo, bolo, sapato, teto.

Vejam o que o diz o professor Sérgio Nogueira.

Por Sérgio Nogueira

Não há quiosques de beira de praia, bares e restaurantes que não escrevam “côco”, com acento circunflexo no primeiro “o”.

O problema é que a palavra COCO nunca teve acento gráfico. Esse é o perigo, pois “ortografia é memória visual”. Todos nós vemos diariamente e em vários lugares o tal “côco” e isso nos faz acreditar que assim deveria ser escrito. A mesma memória visual que nos ajuda tanto pode, às vezes, devido ao mau uso desenfreado, criar uma “falsa ortografia”: “côco”, “mussarela”, “paralização”, “impecilho”, “previlégio”…

A grafia oficial, registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de letras, é: muçarela, paralisação, empecilho, privilégio e COCO.

E por que COCO não tem acento circunflexo? Simples. Nunca acentuamos graficamente as palavras paroxítonas terminadas em “o”: ovo, olho, novo, bolo, jogo, teto, sapato, palito…

Assim sendo, COCO também se escreve sem acento gráfico.

As palavras terminadas em “o” só recebem acento gráfico quando são oxítonas: avó, avô, jiló, gigolô, paletó…

Quem tem acento circunflexo, portanto, é o COCÔ.

Artigo originalmente publicado no blog do Prof. Sérgio Nogueira.

——

Agora preciso da sua ajuda!

Por favor, deixe um comentário dizendo se esta postagem foi útil para você. Isso é o que me motiva a continuar. Você pode deixar também suas dúvidas de português, sugestões, críticas. Somente dessa forma posso aprimorar o conteúdo deste blog.

Forte abraço!

Betty Vibranovski


====

Capa-PEQUENA-As cascas de banana do português

Dúvidas de português? Seus problemas acabaram!

Chegou o livro “AS CASCAS DE BANANA DO PORTUGUÊS – Não escorregue nas minúcias do nosso idioma”, de Betty Vibranovski.

Para baixar uma amostra gratuita ou comprar o e-book, clique aqui. Para comprar o livro impresso, clique aqui.

 ====

BANNER_Revisão de Textos_v2

55 comentários sobre “Água de côco ou Água de coco?

  1. Sim muito bom pois pude tirar dúvida quanto a gráfica da palavra que estava com dúvida,pois vemos sempre palavras que são grafadas incorretamente diariamente e algumas criam dúvidas quanto sua escrita correta Muito bom poder contar com essa ajuda.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fiquei espantada com a palavra mussarela, aprendi assim e como pedagoga tbm ensino.Minha preocupação é que é tido como correta.Se em prova de concurso eu assinalar muçarela vai ser errada.como corrigir?outra coisa q aprendi q botar é só a galinha,e de tanto ser usada de forma errônea já está sendo considerada em alguns casos.Quando devo usar botar ou colocar, pôr?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Seria mais simples se todas a paroxítonas terminadas em “o” fossem acentuadas, isso sim simplificaria não somente a grafia, como também a leitura. Eu sei essa regra e sempre usei corretamente. Todavia, sendo o principal objetivo da comunicação “o comunicar” (fazer-se entender), então não há sentido e nem argumentos convincentes para tanta complexidade em nossa linguagem escrita. Haja vista, os inúmeros tempos verbais, além dos substantivos cheios de regras nas flexões de gênero, número e grau. Não quero nem falar nas exceções…

    Curtir

  4. Eu tenho uma dúvida. A língua é um órgão relacionado ao paladar. Porém uma pessoa que me disse ser professora de português me disse que seria correto dizer. “O língua” por se referir a palavra masculina “órgão”.
    Sendo assim, seria correto dizer: “O língua é um desses tipos de órgãos.”? Por favor explique a parte gramatica na resposta.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Eu te amo, eu te amo, eu te amo… Oi, Betty! A licença poética é coisa válida mesmo? Como os compositores dessa canção poderiam trocar essa frase, sendo que o discurso se inicia na terceira pessoa. “Tanto tempo longe de você…” Eu te amo, te amo, te amo. Roberto e Erasmo Carlos.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Fiquei com.outra dúvida ao ler a explicação para “coco”: Por que e Vovô e Vovó têm acentos? Não é porque eles estam cansados não, eh ?😉😂 Brincadeira…mas a dúvida surgiu mesmo…

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá, Betty! Não sei se cabe aqui a pergunta, mas vá lá: como uso o pronome para os verbos “lembrar” e “esquecer”? Por exemplo, “Lembrei-me de levar o menino ao médico”, “Lembrei de levar o menino ao médico” e “Lembrei levar o menino ao médico” são formas corretas? O mesmo ocorre com “esquecer”, ou seja, “Esqueci-me de pegar o guarda-chuva”, “Esqueci de pegar o guarda-chuva”, “Esqueci pegar o guarda-chuva” e, conforme um antigo professor de português que eu tive ensinava como certo, “O guarda-chuva esqueceu-me”.
    Obrigado mais uma vez.
    Cesário

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, Cesário.

      Verbos Esquecer/lembrar

      a – Quando não forem pronominais: são usados sem preposição.
      Ex.: Esqueci o nome dela.

      b – Quando forem pronominais: são sempre regidos pela preposição de.
      Ex.: Lembrei-me DO nome de todos. // Lembrei-me DE levar o menino ao médico

      A forma “lembrar de algo ou de alguém” é inovação no idioma. É derivada de “lembrar-se de algo ou de alguém”.

      Abs
      Betty

      Curtir

Deixe um comentário