Funções da palavra QUE

O que eles estão fazendo“Eu gostaria de saber o que eles estão fazendo.”

Qual a classe gramatical da palavra QUE na frase acima?

  1. Substantivo
  2. Pronome relativo
  3. Pronome interrogativo
  4. Conjunção
  5. Partícula expletiva

 

Resposta: É um pronome interrogativo. Pronomes interrogativos são usados na formulação de perguntas, sejam elas diretas ou indiretas.  São pronomes interrogativos: que, quem, qual (e variações), quanto (e variações).

Exemplos: O que eles estão fazendo? / Eu gostaria de saber o que eles estão fazendo. / Quem fez o trabalho / Diga-me quem fez o trabalho.

 

Em linguística, morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A morfologia  estuda as palavras isoladamente e não dentro da oração, agrupando as palavras em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

A palavra QUE pode pertencer a várias classes gramaticais. Veja no quadro quais são elas:

Funções morfológicas da palavra QUE

Clique no quadro para ampliá-lo.

Fonte: Site Só Português.

10 comentários sobre “Funções da palavra QUE

  1. Cara Professora, na oração “O homem esquece mais facilmente a morte do pai, do que a perda do patrimônio.” de Maquiavel, essa vírgula antes de “do que”, está correta? Muito obrigada pela atenção!! Myuki.

    Curtir

  2. Material de primeira, dificilimo de se encontrar asdim sistematizado e fácil de compreensão por parte dos alunos. Vou utilizar em minhas turmas do ensino médio. Agradeço de coração.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá, Betty!!
    Parabéns pelo trabalho, descobri que não lembro de mais nada da gramatica da língua Portuguesa, então tudo que vejo nos sites eu leio para tentar entender mais um pouco. Vou te contar, é muito difícil, por isso te parabenizo pelo trabalho e dedicação.
    Um grande abraço fraterno
    Caso queira enviar qualquer novidade fique a vontade

    Curtir

  4. Pingback: “Queísmo” – o uso exagerado da palavra QUE | Blog Português sem Mistério - Betty Vibranovski

Deixe um comentário