CRASE antes de horas. Abre as 9h ou às 9h?Até às 22h ou até as 22h? Após às 19h ou após as 19h?

Lembrando: crase é a fusão da preposição “a” com o artigo definido “a” .

Ocorre crase diante das palavras horas e hora, uma vez que elas são determinadas pelo  artigo (as horas/ a hora):      

  • Os bancos abrem às 10 horas.
  • O jantar será servido às 21h30.
  • A cerimônia se realizará às dezoito horas.
  • Foi dada a partida à zero hora.
  • O eclipse da lua poderá ser visto à uma hora (ou: 1h).

Obs: Note que “uma” no exemplo acima é numeral. Não ocorre crase antes do artigo indefinido “uma”.

Sendo a crase a fusão da preposição “a” com o artigo a, não se pode acentuar o a/as diante de horas/hora quando existir outra preposição no lugar da preposição “a”, para que não haja uma superposição de preposições:

  • A reunião está marcada para as 10 horas da manhã.
  • Estou te esperando desde as duas horas.
  • Não atendemos após as 19h.
  • Faltará luz entre as 20h e as 22h.
  • A partida foi marcada para a zero hora.
  • O portão ficará aberto até as 23 horas.

Fontes:

 Manual da Boa Escrita. Virgula, Crase, Palavras Compostas – Maria Tereza de Queiroz Piacentini.

Capa-PEQUENA-As cascas de banana do português

As cascas de banana do português – Não escorregue nas minúcias do nosso idioma – Betty Vibranovski


Agora preciso da sua ajuda!

Por favor, deixe um comentário dizendo se esta postagem foi útil para você.  Você pode deixar também suas dúvidas de português, sugestões, críticas. Somente dessa forma posso aprimorar o conteúdo deste blog.

Aproveito para convidá-lo a “seguir” Português sem Mistério. Com isso, você será avisado por e-mail toda vez que eu publicar um texto novo.

Forte abraço!

Betty Vibranovski

——

Para saber mais sobre a autora, clique aqui.

—–

BANNER_Revisão de Textos_v2

38 comentários sobre “CRASE antes de horas. Abre as 9h ou às 9h?Até às 22h ou até as 22h? Após às 19h ou após as 19h?

  1. Embora seja facultativa, segundo o gramático Cegalla, é desnecessário o uso da preposição a depois de até, a menos que sua falta gere ambiguidade: Vamos até a igreja. / Mas: Queimou todo o cabelo até à raiz.

    Curtir

  2. A regra base é que ocorre crase na indicação de horas, porque há tanto a presença da preposição a como do artigo definido a.

    Apesar da regra base acima referida, existem algumas situações em que não ocorre crase na indicação de horas. Isso acontece quando não há a presença da preposição a, mas sim a presença de outras preposições, como para, desde, após e entre. Com essas preposições, não há contração com o artigo definido, não ocorrendo crase.

    A preposição até distingue-se das restantes preposições por possibilitar a sua ocorrência simultânea com a preposição a. Como o uso da preposição a após a preposição até é facultativo, também o uso da crase será facultativo na indicação de horas.

    É também possível o uso de as, sem acento grave, em construções que indiquem horas ou intervalos exatos de horas.

    A forma mais fácil para saber se deve usar a crase ou não na indicação de horas é pela substituição de determinada hora pelo substantivo meio-dia. Sendo um substantivo masculino, é mais fácil verificar se há ou não contração entre a preposição a e o artigo definido o.

    Quando for correto escrever ao meio-dia, é porque ocorre crase na indicação da hora.

    Quando for correto escrever o meio-dia, é porque não ocorre crase na indicação da hora.

    Curtir

  3. Betty, entrei numa discussão hoje acerca da crase entre horas. Sei que ‘das 13h às 17h’ tem crase, o contrário estaria errado. Agora, quando for ‘de 13h as 17h’ está certo não usar a crase? Por favor, isso virou uma discussão, infelizmente, desrespeitosa. Agradeço antecipadamente.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Betty, bom dia. Pela sua explicação, me parece que todo verbo, quando expressa tempo, pede uma preposição. Certo? Abrir é V.T.D., contudo, no sentido de ‘momento de abertura’, pede a preposição a . É isso? E se a frase for: ” Aberto desde as 10 horas até as 22 horas.” não leva o acento grave, já que não há crase?! Impactante! Abraço, Diogo

    Curtido por 1 pessoa

      • Dizemos “São 8 horas” como resposta a pergunta “Que horas são?” Para mim, “são as 8 horas” tem o sentido de tempo decorrido ou fim de um prazo determinado: “Já são as 8 horas. Podes tirar a Maniçoba do fogo.” Explicação intuitiva… rs Abraço!

        Curtir

  5. Fiquei confuso com uma, mas tirei as duvidas. Em “as” duvidas não uso o acento indicativo de crase pois o verbo é T. Direto. Correto? Suas aulas tem me iluminado, não quanto a este assunto que levantei. Abs fraternos.

    Curtir

Deixe um comentário