Sobre a autora

Betty Vibranovski é preparadora e revisora de texto, com experiência em linguagens variadas: literária, humorística, acadêmica e técnica. Entre seus clientes, estão os humoristas Helio de La Peña e Marcelo Madureira.

É responsável pela revisão do conteúdo educacional produzido pela Universidade Petrobras, constituído por artigos técnicos, apostilas, e-books e cursos de educação a distância.

Neste blog, criado em 22/06/2015, compartilha curiosidades e dicas da língua portuguesa, sempre fundamentadas em livros conceituados de gramática.

Betty nasceu em 1964 no Rio de Janeiro, onde mora. Gosta de pedalar ao ar livre, curte literatura e cinema.

Em 2018, publica As cascas de banana do Português: Não escorregue nas minúcias do nosso idioma, seu  livro de estreia.

——

Para um orçamento de revisão de texto, entre em contato:
Betty Vibranovski – E-mail: b.vibranovski@gmail.com – Telefone e WhatsApp: (21) 98119-2662.
——

Serviços

  • Revisão de texto

Consiste na revisão ortográfica e gramatical do texto.

  • Preparação de texto (copidesque)

A preparação de texto (ou copidesque) inclui, além da revisão ortográfica e gramatical, a análise de aspectos de coesão e coerência, a adequação vocabular, sugestões estilísticas e sugestões de reescrita para aprimorar a estrutura textual.

 

Alguns trabalhos

  • Revisora dos textos do personagem Agamenon Mendes Pedreira, de autoria dos humoristas Hubert Aranha e Marcelo Madureira – desde agosto/2014.
  • Revisora de diversas crônicas do humorista Helio de la Peña, tais como Lembranças da vó Filó, Rolezinho em Nova York com a Cufa, A primeira novela a gente nunca esquece, Bussunda: um nome a lazer, Fechado com as águas abertas – desde 2015.
  • Preparadora de originais e revisora do livro Tempo de Vingança, de Douglas Curtarelli – fev/2018.
  • Preparadora de originais e revisora das resenhas literárias do blog Bons Livros Para Ler, de autoria de Luiz Guilherme de Beaurepaire, desde junho/2014.
  • Preparadora de originais e revisora de diversos artigos sobre Psicologia Positiva do Prof. Ricardo Luiz Paes de Sá – março/2015.
  • Preparadora de originais e revisora do livro História Geral da Aeronáutica Brasileira, volume VI, da Força Aérea Brasileira – em andamento.
  • Revisora do livro Depois daquele encontro, de Poliana Nogueira – março/2016.
  • Revisora de diversos trabalhos acadêmicos.
  • Colunista do jornal on-line Nosso Jornal Rio, em que escreve semanalmente sobre temas variados da língua portuguesa – desde março/2015.

Depoimentos

  • “A língua portuguesa é muito arisca. Mesmo o escritor mais cuidadoso acaba sempre derrapando na sintaxe ou na ortografia. Por isso mesmo, recomendo os serviços da minha amiga e guru Betty Vibranovski, que não deixa passar nada. A Betty é uma das melhores revisoras do Brasil, falando sério. Não só analisa a forma como também contribui criticando o conteúdo.” – Marcelo Madureira, humorista.
  • “O livro Brasil do Casseta  não teria o mesmo brilho sem a revisão da Betty. Um trabalho exaustivo e preciso. Tudo que publico passa pelas mãos dela, artigos, livros etc. Não estranhem se “ouver” algum erro neste comentário. A Betty não revisou.”  – Helio de La Peña, humorista.
  • “Em derradeiro, sem perder a importância pela ordem, agradeço a Betty Vibranovski, revisora paciente deste texto. Seu trabalho cuidadoso e delicado foi além de colocar vírgulas ou acertar a concordância ou a regência de verbos. Atuou como uma psicóloga do autor. Cada texto revisado e incorporado na tese aumentava minha confiança de que era aquilo mesmo que eu deveria escrever.” – Carlos Roberto Rodrigues Batista, professor universitário, nos agradecimentos de sua tese.
  • “Quero agradecer à minha revisora Betty Vibranovski pelo maravilhoso trabalho e por toda a paciência, dedicação e boa vontade. Betty, muito obrigado por sua competência e generosidade!” – Roberto Motta, autor do livro Ou Ficar a Pátria Livre.
  • “Conheci Betty no mundo empresarial, onde tivemos a oportunidade de trabalhar em projetos com equipes multidisciplinares e enfrentamos grandes desafios. Sempre preocupada com os detalhes, me chamava a atenção o seu cuidado com as pessoas e a sua capacidade de planejamento, o que sempre resultou em trabalhos finamente acabados. Depois, descobri a sua faceta de revisora. Betty para mim é muito mais: ela me ajuda a refinar os meus textos porque desenvolve uma espécie de empatia com os futuros leitores e é capaz de tornar muito mais rico e muito melhor o que escrevemos.” Ricardo de Sá, psicólogo, coach, arte-educador e ator.
  • “Existem pessoas que são ótimas em tudo que fazem. Posso garantir a vocês que Betty Vibranovski é uma delas. Sou muito grato pelo trabalho maravilhoso que ela faz no Bons livros. Por isso, eu recomendo a todos os interessados essa profissional do primeiro time.” – Luiz Guilherme de Beaurepaire, autor do blog Bons Livros Para Ler.
  • “Agradeço especialmente a Betty Vibranovski, que foi muito mais do que alguém poderia esperar de uma revisora textual, contribuindo com valiosas sugestões aos capítulos deste livro.” – Patrícia Serfaty, autora do livro Alfabetização Emocional.
  • “Betty, seu trabalho é incrivelmente primoroso.” Fania Benchimol, escritora.
  • “Betty, em um país em que o povo mal lê e não escreve corretamente, contar com uma profissional com seus conhecimentos é realmente uma dádiva. Sorte tê-la como minha ´personal revisora`.” – Denise Wasserman, jornalista.

 

Alguns clientes

Marcelo Madureira e Betty Vibranovski

Marcelo Madureira e Betty Vibranovski – nov/2015

 

Helio de La Peña e Betty Vibranovski

Helio de La Peña e Betty Vibranovski

 

Betty Vibranovski e Luiz Guilherme de Beaurepaire

Betty Vibranovski e Luiz Guilherme de Beaurepaire, autor do blog Bons Livros para Ler, no qual publica resenhas literárias.

 

Betty Vibranovski e Patricia Serfaty, autora do livro "Alfabetização Emocional"

Betty Vibranovski e Patricia Serfaty, autora do livro Alfabetização Emocional – set/2015

 

Roberto Motta, autor do livro "Ou Ficar a Pátria Livre"

Roberto Motta, autor do livro “Ou Ficar a Pátria Livre” – 15/11/2016

 

Betty Vibranovski e Ricardo de Sá, um dos autores do livro "Psicologia Positiva" - 22/11/2016

Betty Vibranovski e Ricardo de Sá, um dos autores do livro Psicologia Positiva – vol. II – 22/11/2016

 

 

Helio de La Peña e Hubert Aranha, dois dos autores do livro Brasil do Casseta, lançado em 14/03/2018.

 

Lançamento do livro Brasil do Casseta, no dia 14/03/2018, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

 

Betty-CarlorRoberto-defesaTese-9-abril-2018

Prof. Carlos Roberto Rodrigues Batista, autor da tese “A estratégia da negação: o lulismo e a dissidência sindical petroleira”, defendida em 09/04/2018.

 


Para um orçamento de revisão de texto, entre em contato:
Betty Vibranovski – E-mail: b.vibranovski@gmail.com – Telefone e WhatsApp: (21) 98119-2662.
——
Anúncios

13 comentários sobre “Sobre a autora

  1. Belo trabalho, Betty! Parabéns. Saber escrever bem, com simplicidade, clareza e concisão é uma arte! Gosto muito de seus comentários e de seu blog! Já a sigo há algum tempo. Abraços e sucesso!
    Anita

    Curtido por 1 pessoa

  2. Aleluia! Uma profissional competente que não trata os erros de ortografia, pontuação e sintaxe como se fossem meras variações da norma culta! Antigamente (e põe antigamente nisto), bem antes do meu tempo de estudante de Letras, a análise sintática era chamada de análise lógica. As regras da gramática são, em última análise, as regras do bem pensar. E quem sabe pensar bem não elege corruptos para representá-lo na vida pública. Parabéns pelo seu trabalho!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s