Quem sou

Meu nome é Betty Vibranovski e sou revisora de textos.

Sou responsável pela revisão dos textos dos humoristas Marcelo Madureira e Helio de La Peña, do personagem Agamenon Mendes Pedreira, da revista Quatro Cinco Um, do textos do blog Bons Livros Para Ler. Faço revisão em tipos de linguagem variados, como traduções, artigos, textos literários, acadêmicos, técnicos.
.

Neste blog, criado em 22/06/2015, compartilho curiosidades e dicas da língua portuguesa, sempre fundamentadas em livros conceituados de gramática.

Para um orçamento de revisão de texto, entre em contato.
Betty Vibranovski – E-mail: b.vibranovski@gmail.com – Telefone e WhatsApp: (21) 98119-2662.

Serviços

  • Revisão de texto

Consiste na revisão ortográfica e gramatical do texto.

  • Preparação de texto (copidesque)

A preparação de texto (ou copidesque) inclui, além da revisão ortográfica e gramatical, a análise de aspectos de coesão e coerência, a adequação vocabular, sugestões estilísticas e sugestões de reescrita para aprimorar a estrutura textual.

 

Alguns trabalhos

  • Revisora de diversas crônicas do humorista Helio de la Peña, tais como Lembranças da vó Filó, Rolezinho em Nova York com a Cufa, A primeira novela a gente nunca esquece, Bussunda: um nome a lazer, Fechado com as águas abertas (2015-2017).
  • Preparadora de originais e revisora do livro Tempo de Vingança, de Douglas Curtarelli – fev/2018.
  • Preparadora de originais e revisora das resenhas literárias do blog Bons Livros Para Ler, de autoria de Luiz Guilherme de Beaurepaire, desde junho/2014.
  • Preparadora de originais e revisora de diversos artigos sobre Psicologia Positiva do Prof. Ricardo Luiz Paes de Sá – março/2015.
  • Preparadora de originais e revisora do livro História Geral da Aeronáutica Brasileira, volume VI, da Força Aérea Brasileira – em andamento.
  • Revisora do livro Depois daquele encontro, de Poliana Nogueira – março/2016.
  • Revisora de diversos trabalhos acadêmicos.
  • Colunista do jornal on-line Nosso Jornal Rio, em que escreve semanalmente sobre temas variados da língua portuguesa desde março/2015.

Depoimentos

  • “A língua portuguesa é muito arisca. Mesmo o escritor mais cuidadoso acaba sempre derrapando na sintaxe ou na ortografia. Por isso mesmo, recomendo os serviços da minha amiga e guru Betty Vibranovski, que não deixa passar nada. A Betty é uma das melhores revisoras do Brasil, falando sério. Não só analisa a forma como também contribui criticando o conteúdo.” – Marcelo Madureira, humorista.
  • “O livro Brasil do Casseta  não teria o mesmo brilho sem a revisão da Betty. Um trabalho exaustivo e preciso. Tudo que publico passa pelas mãos dela, artigos, livros etc. Não estranhem se “ouver” algum erro neste comentário. A Betty não revisou.”  – Helio de La Peña, humorista.
  • “Em derradeiro, sem perder a importância pela ordem, agradeço a Betty Vibranovski, revisora paciente deste texto. Seu trabalho cuidadoso e delicado foi além de colocar vírgulas ou acertar a concordância ou a regência de verbos. Atuou como uma psicóloga do autor. Cada texto revisado e incorporado na tese aumentava minha confiança de que era aquilo mesmo que eu deveria escrever.” – Carlos Roberto Rodrigues Batista, professor universitário, nos agradecimentos de sua tese.
  • “Quero agradecer à minha revisora Betty Vibranovski pelo maravilhoso trabalho e por toda a paciência, dedicação e boa vontade. Betty, muito obrigado por sua competência e generosidade!” – Roberto Motta, autor do livro Ou Ficar a Pátria Livre.
  • “Conheci Betty no mundo empresarial, onde tivemos a oportunidade de trabalhar em projetos com equipes multidisciplinares e enfrentamos grandes desafios. Sempre preocupada com os detalhes, me chamava a atenção o seu cuidado com as pessoas e a sua capacidade de planejamento, o que sempre resultou em trabalhos finamente acabados. Depois, descobri a sua faceta de revisora. Betty para mim é muito mais: ela me ajuda a refinar os meus textos porque desenvolve uma espécie de empatia com os futuros leitores e é capaz de tornar muito mais rico e muito melhor o que escrevemos.” Ricardo de Sá, psicólogo, coach, arte-educador e ator.
  • “Existem pessoas que são ótimas em tudo que fazem. Posso garantir a vocês que Betty Vibranovski é uma delas. Sou muito grato pelo trabalho maravilhoso que ela faz no Bons livros. Por isso, eu recomendo a todos os interessados essa profissional do primeiro time.” – Luiz Guilherme de Beaurepaire, autor do blog Bons Livros Para Ler.
  • “Agradeço especialmente a Betty Vibranovski, que foi muito mais do que alguém poderia esperar de uma revisora textual, contribuindo com valiosas sugestões aos capítulos deste livro.” – Patrícia Serfaty, autora do livro Alfabetização Emocional.
  • “Betty, seu trabalho é incrivelmente primoroso.” Fania Benchimol, escritora.
  • “Betty, em um país em que o povo mal lê e não escreve corretamente, contar com uma profissional com seus conhecimentos é realmente uma dádiva. Sorte tê-la como minha ´personal revisora`.” – Denise Wasserman, jornalista.

 

Alguns clientes

Marcelo Madureira e Betty Vibranovski

Marcelo Madureira e Betty Vibranovski – nov/2015

 

Helio de La Peña e Betty Vibranovski

Helio de La Peña e Betty Vibranovski

 

Betty Vibranovski e Luiz Guilherme de Beaurepaire

Betty Vibranovski e Luiz Guilherme de Beaurepaire, autor do blog Bons Livros para Ler, no qual publica resenhas literárias.

 

Betty Vibranovski e Patricia Serfaty, autora do livro "Alfabetização Emocional"

Betty Vibranovski e Patricia Serfaty, autora do livro Alfabetização Emocional – set/2015

 

Roberto Motta, autor do livro "Ou Ficar a Pátria Livre"

Roberto Motta, autor do livro “Ou Ficar a Pátria Livre” – 15/11/2016

 

Betty Vibranovski e Ricardo de Sá, um dos autores do livro "Psicologia Positiva" - 22/11/2016

Betty Vibranovski e Ricardo de Sá, um dos autores do livro Psicologia Positiva – vol. II – 22/11/2016

 

 

Helio de La Peña e Hubert Aranha, dois dos autores do livro Brasil do Casseta, lançado em 14/03/2018.

 

Lançamento do livro Brasil do Casseta, no dia 14/03/2018, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

 

Betty-CarlorRoberto-defesaTese-9-abril-2018

Prof. Carlos Roberto Rodrigues Batista, autor da tese “A estratégia da negação: o lulismo e a dissidência sindical petroleira”, defendida em 09/04/2018.

 

Anúncios

13 comentários sobre “Quem sou

  1. Belo trabalho, Betty! Parabéns. Saber escrever bem, com simplicidade, clareza e concisão é uma arte! Gosto muito de seus comentários e de seu blog! Já a sigo há algum tempo. Abraços e sucesso!
    Anita

    Curtido por 1 pessoa

  2. Aleluia! Uma profissional competente que não trata os erros de ortografia, pontuação e sintaxe como se fossem meras variações da norma culta! Antigamente (e põe antigamente nisto), bem antes do meu tempo de estudante de Letras, a análise sintática era chamada de análise lógica. As regras da gramática são, em última análise, as regras do bem pensar. E quem sabe pensar bem não elege corruptos para representá-lo na vida pública. Parabéns pelo seu trabalho!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s