Aluga-se ou Alugam-se apartamentos?

aluga-se ou alugam-se

1. ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?

O certo é “ALUGAM-SE apartamentos“.

A presença da partícula apassivadora “SE” faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar. É o mesmo que eu dissesse que “apartamentos são alugados”.

Em “VENDE-SE este carro”, o verbo fica no singular porque o sujeito (=o carro) está no singular; em “VENDEM-SE carros usados”, o verbo vai para o plural porque o sujeito (=carros usados) está no plural. Correspondem a: “Este carro é vendido” e “Carros usados são vendidos”.

2. PRECISA-SE ou PRECISAM-SE de operários?

O certo é “PRECISA-SE de operários“.

Neste caso, a partícula “SE” tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece obrigatoriamente no singular: “Necessita-se de profissionais competentes”; “Acredita-se em discos voadores”; “Aspira-se a grandes vitórias”.

É interessante notar a presença da preposição: “precisa-se de”, “necessita-se de”, “acredita-se em”, “aspira-se a”. Isso é uma indicação de que a partícula “se” é indeterminadora do sujeito.

——-

Agora preciso da sua ajuda!

Por favor, deixe um comentário dizendo se esta postagem foi útil para você. Isso é o que me motiva a continuar. Você pode deixar também suas dúvidas de português, sugestões, críticas. Somente dessa forma posso aprimorar o conteúdo deste blog.

Forte abraço!

Betty Vibranovski

Revisão de Textos - Betty Vibranovski

14 comentários sobre “Aluga-se ou Alugam-se apartamentos?

  1. A mesma regra da preposição: ‘confia-se em teses estranhas’, ocorre quando há um advérbio: ‘vive-se com conforto’, ‘ainda se vai à missa no interior’, ou um adjetivo: ‘era-se mais feliz naquela casa’, ‘está-se satisfeito com os resultados’. Muitos gramáticos admitem a construção com objeto direto seguido de preposição com sujeito indeterminado: ‘respeitou-se às normas’, ‘ouviu-se às músicas’.

    Curtir

  2. Português é uma língua muito difícil. Sua explicação foi ótima, o que não descomplica o idioma.
    Eu tenho uma série de dúvidas como por exemplo o uso de “dessa ou desta”.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Na expressão “Aluga-se apartamentos” poderia se fazer a mesma interpretação de “Precisa-se de operários” e interpretar o se como indeterminante de sujeito e na frase colocar o verbo no singular?

    Curtir

Deixe um comentário