Três conselhos para quem quer prestar concurso público

Por Danillo Nascimento

Hoje trago três dicas simples, mas muito valiosas para quem pensa em se preparar ou para quem já está se preparando para um concurso público. Muita gente acha que ser um concurseiro é só sentar e estudar, desconsiderando peculiaridades que podem gerar danos tanto no concurso como na carreira que pretende seguir.

Ao final deste texto, você terá um norte para iniciar com lucidez sua trajetória rumo à aprovação:

1 – ESTUDE BEM A CARREIRA QUE VAI ESCOLHER

É muito comum candidatos a concurso público buscarem carreiras que geram mais remuneração. Não é mau fazer isso, mas precisamos considerar a sua verdadeira afinidade com aquele tipo de trabalho.

Já vi muitos candidatos sofrerem de frustração e pedirem demissão porque não se encaixaram bem com a carreira pública em que ingressaram, após muito suor na preparação. Por isso, a sugestão é conversar com futuros colegas de trabalho e saber exatamente quais são as normas do cargo que você almeja. Com a internet, isso é bem fácil de fazer hoje.

 

2 – ROTINA É FUNDAMENTAL

Estudar para concurso é um treinamento. Você vai precisar ter uma rotina de estudos consistentes, preferencialmente todos os dias, ou pelo menos nos dias úteis da semana.

Não adianta estudar um dia inteiro e ficar uma semana sem pegar no livro. Sua vida precisa se transformar em torno desse objetivo. Lembre-se: o resultado, se positivo, irá lhe trazer o emprego dos sonhos, o que implica mudar desde sua sociabilidade até seu padrão de vida.

 

3 – ESTUDE O QUE É PRECISO ESTUDAR

Este último tópico parece trivial, mas é muito importante. Muita gente estuda para concurso se enganando: focando naquelas disciplinas de que gosta, e não naquelas que são prioridade para o concurso ou naquelas em que possui mais dificuldade.

Disciplinas-chave (como é o caso de Língua Portuguesa) demandam atenção e cuidado redobrado. Acertar muitas questões delas será um grande diferencial. Por isso, dê importância ao que é, realmente, importante!

Quer mais dicas sobre concurso público, métodos de estudo e dicas de preparação? Veja no www.segredosdeconcurso.com.br.

Até mais!

Danilo Nascimento é fundador do “Segredos de Concurso” e blogueiro desde 2004. Em 2012, após ter passado em um concurso público superconcorrido, resolveu ajudar candidatos através de blogs e outras mídias sociais.


Curta a página deste blog  no Facebook.

BANNER_Revisão de Textos_v2

Anúncios

Um comentário sobre “Três conselhos para quem quer prestar concurso público

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s