Conta-corrente ou conta corrente?

 

“Transfira o dinheiro para a minha conta-corrente” ou “Transfira o dinheiro para a minha conta corrente”?

 

 

Segundo os dicionários Houaiss, Michaelis, Aulete, e Priberam, o correto é “conta-corrente”, com hífen. Para o dicionário Aurélio, é “conta corrente”, sem hífen.

Qual dicionário seguir?

Segundo a Professora Piacentini e o Professor Lutibergue, devemos seguir o Aurélio. O hífen de “contas-correntes”, dizem eles, não faz sentido, porque não há a formação de substantivo composto. Trata-se apenas de um substantivo (conta) qualificado por um adjetivo (corrente), assim como ocorre em “conta bancária”, “conta especial”, “conta conjunta”, “conta salário”.

=> De acordo com o dicionário Aurélio e os professores Piacentini e Lutibergue, o correto é conta corrente.

Exemplos:

Vou abrir uma conta corrente no Itaú. // Por favor, faça o depósito na minha conta corrente.// Tenho duas contas correntes, uma no Itaú e outra no Bradesco.


O dicionário Aurélio século XXI registra ainda “contas-correntes”, com hífen e os termos no plural, como designação de um livro onde se escrituram as contas.  Exemplo: Todo dia, ele atualiza o contas-correntes da empresa. No entanto, a palavra “contas-correntes” não está em uso no Brasil.

A polêmica

Por que sem hífen?

Quem defende a escrita de conta corrente, sem hífen, entende que se trata de duas palavras separadas: o substantivo conta e o adjetivo corrente, que caracteriza esse substantivo. Defendem que essa estrutura ocorre em diversas situações: conta bancária, conta conjunta, conta empresarial, conta aberta, conta fantasma…

Por que com hífen?

Quem defende a escrita de conta-corrente, com hífen, entende que é obrigatório o uso do hífen visto se tratar de uma significação única. Defendem também que essa estrutura ocorre em diversas situações: conta-gotas, conta-quilômetros, conta-passos e conta-rotações, mesmo não estando o substantivo “conta-corrente” diretamente relacionado com o verbo “contar”.

—–

Para saber mais sobre substantivos compostos, clique aqui.

—–

Conheça a página inicial do  blog Português sem Mistério.

 

BANNER_Revisão de Textos_v2

Anúncios

3 comentários sobre “Conta-corrente ou conta corrente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s