Quais frases estão corretas?
- Sou eu que pago a conta.
- Sou eu quem pago a conta.
- Sou eu quem paga a conta.
Frases corretas:
- Sou eu que pago a conta.
- Sou eu quem paga a conta.
Há duas boas maneiras de construir esse tipo de frase:
1) Usa-se QUE e o verbo concorda com o sujeito antecedente:
Fui eu que fiz o trabalho.
Sou eu que pago a conta.
Fomos nós que pagamos a conta.
Foram eles que pagaram a conta.
.
2) Usa-se QUEM e o verbo fica na terceira pessoa do singular:
Fui eu quem fez o trabalho.
Sou eu quem paga a conta.
Fomos nós quem pagou a conta.
Foram eles quem pagou a conta.
.
Se invertemos a ordem das orações acima, a construção soa natural:
- Quem fez o trabalho fui eu.
- Quem paga a conta sou eu.
- Quem pagou a conta fomos nós.
- Quem pagou a conta foram eles.
“Quem”, como pronome relativo, equivale a “aquele que”.
A Profª Maria Tereza de Queiroz Piacentini, em artigo no site Língua Brasil, afirma:
Existem alguns livros dedicados a ensinar português que afirmam ser correta também uma terceira forma, qual seja, a frase com “quem” e o verbo concordando com o sujeito antecedente, por exemplo: “Fui eu quem fiz, fomos nós quem fizemos”. Discordo. E acredito que deva ter havido algum lapso por aí, pois nunca ouvi brasileiros falarem assim.
Nesse ponto, prefiro ficar com Napoleão Mendes de Almeida, que diz textualmente: “Quando tem por antecedente um pronome pessoal reto, o ‘que’ pode vir substituído por ‘quem’, o que nos obriga [grifo meu] a levar o verbo para a terceira pessoa do singular: Somos nós quem paga – Sou eu quem vai – Fui eu quem abriu esta polêmica – Eu e V. Exa. somos quem vende – És tu quem favorece a minha resolução” (Dicionário de Questões Vernáculas, 1981, p. 256).
—–
Fontes:
Escrever melhor, de Dad Squarisi e Arlete Salvador.
Site Língua Brasil, da Profª Maria Tereza de Queiroz Piacentini.
—–
Conheça a página inicial deste site.
Fácil de aprender. Gostei muito. Parabéns ! Não houve complicações.
CurtirCurtir
Alguns gramáticos admitem a concordância com o pronome reto antecedente do pronome relativo quem, quando se pretende fazer uma concordância enfática: Sou eu quem pago a conta. / Fui eu quem fiz o trabalho.
CurtirCurtir
É….vivendo e aprendendo, até o presente momento vinha escorregando bastante nessa casca de banana. Está aí mais uma excelente dica do seu blog, por isso que o aprecio enormemente. Parabéns, Betty, gostei muito, não é à toa que considero seu blog como uma das minhas principais referências de pesquisa do nosso idioma pátrio.
Um grande abraço do Mayson.
CurtirCurtido por 1 pessoa